Google News e a importância para portais de notícias regionais.

 

O dia-a-dia de várias pessoas começa pela rede social, navega daqui, navega dali e logo depois quer ficar informado sobre os acontecimentos, abre o Google Notícias e tantas notícias ali estão, notícias essas de todo o Brasil, Mundo, mas o regional pouco se vê ali, as reportagens da sua cidade só naquele site famoso que precisa acessar pelo navegador.

Por ai encontra-se uma enorme vantagem desse grande agregador de notícias do Google. Você pode aparecer para o seu internauta na rotina dele. Fácil, rápido e sem muito custo, sem precisar reescrever em outra plataforma os textos nem nada.

 

Mas Gustavo, o que é esse Google News de verdade?

Aplicativo Google News em um iPhone

O Google News é um agregador de notícias que conta com a curadoria de qualidade do próprio Google. Ou seja, a empresa é quem faz toda a gestão dos conteúdos das notícias e apresenta para seus internautas de acordo com critérios próprios.

Dentro desses critérios, cabe antes de todos a intenção de busca do navegante. Pois a empresa entende que se o usuário encontrar sobre o que ele está procurando no momento ele continuará usando a plataforma, então cabe mostrar sempre o primeiro resultado o mais adequado possível a sua busca.

 

E como eu posso colocar a minha fonte de notícias no  News?

Antes de qualquer coisa, cabe destacar que o Google apenas posiciona reportagens e portais de notícias de qualidade Extremamente Alta. É fundamental que seja um conteúdo muito bem redigido e relevante.

Pode parecer fácil né?! Mas é uma ferramenta escassa, e a empresa quer apenas os melhores ali dentro, então não basta apenas conteúdo, acessos e site bonito. Mas você precisa ter também um site funcional, rápido e seguro.

Se o Google entender que o seu site é relevante no meio no qual você está inserido, você poderá aparecer no Aplicativo sem muita demanda, até mesmo sem saber que foi inserido. Mas isso também não é tão bom, uma vez que você não tem dados estatísticos sobre seus usuários para poder auxiliar em uma futura tomada de decisão.

 

Como o Google sabe sobre meu conteúdo e como me classifica como relevante?

Sendo a empresa número 1 do mercado de buscas, eles tem muito conteúdo sobre seu site , mesmo que não pareça. E uma das formas na qual eles lêem o site diferentemente de Português, de Inglês, de bits, é interpretado por uma linguagem de marcação de texto, popularmente conhecido como HTML. Se em cada post você tiver um código diferente fica mais e mais difícil para o robô da empresa conhecer e extrair dados do seu site.

O GoogleBot é uma referência no que se diz respeito a extração de conteúdo e se, por algum motivo, ele esteja sendo bloqueado, ou até mesmo fique “confuso”, você poderá perder muita pontuação no Google e assim ser penalizado.

E por que meu site deve fazer parte dessa ferramenta?

Qualquer um que preze pelo seu site gosta de ver as suas matérias, organicamente, na primeira página do Google, do Bing e de outros buscadores e o Google News te ajuda com essa autoridade para conquistar cada vez mais posições. E além de tudo você tem vários outros benefícios, que cito logo:

 

  • Credibilidade

O seu site fará parte da plataforma do maior buscador do mundo.

Não é qualquer site que consegue isso e você estará entre os melhores, passando mais confiança para seus leitores e possíveis parceiros.

  • Qualidade

Para que apareça na ferramenta é necessário um conteúdo de qualidade, relevante, atual e fatos verídicos, mas não só isso.

Você receberá em seu site um acesso de qualidade, leitores realmente interessados no conteúdo que é ofertado.

  • Posicionamento

Se suas matérias estão aparecendo no feed do Google Notícias, então não resta dúvidas de que a probabilidade delas estarem na primeira página do buscador são gigantes.

  • Multi-Dispositivo

A plataforma do Google News está disponível em vários dispositivos, em Desktop, Mobile, Tablets e afins.

Clicando aqui você pode acessar o Google News na versão Desktop.

  • Personalização

Com a ajuda dos serviços personalizados prestados pela plataforma, o seu site pode tornar-se um dos favoritos de muitos leitores, o que irá aumentar o número de visitas ao seu site.

 

E posso fazer isso sozinho?

Mas é claro que você pode fazer isso sozinho, ou pedir alguém da equipe de T.I da sua empresa para te ajudar. Mas o caminho é muito complicado, os requisitos são tantos e as conferências dos dados são feitos manualmente por parte do Google, então não existe um jeitinho de burlar e entrar fácil na ferramenta.

Cabe a você ter o site adequado dentro daqueles pontos que citei no início do texto. Um site funcional, rápido e seguro. O caminho sozinho é mais demorado, mais confuso e mais difícil. Mas você pode chegar lá.

Entretanto você pode escolher alguém para te ajudar e te colocar dentro dessa plataforma. E aqui estou eu, com vários clientes já cadastrados e com milhões de acessos a mais no mês, apenas por ter ajustado os sites para os requisitos do Google News e cadastrado. Eu posso te ajudar! Se tiver ficado com alguma dúvida, ou se quiser se cadastrar no Google Notícias, entre em contato comigo!!

 

Entre em contato